top of page
  • maisequilibrioport

Tremoços

Tremoços aquele petisco saudável e nutritivo




Tremoço

Verão, praia ou esplanada, tremoços… aquele trio desejado ao longo do ano. Um snack saudável e nutritivo... ok não inclui a cerveja ;).


O tremoço é uma leguminosa, tal como o grão, feijão, fava… que têm propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde.



Cada pires, de 60 gr, tem um valor energético reduzido de cerca de 70kcal.

Na composição nutricional por 100 gramas podemos encontrar um total de119 kcal, 15.5 g de proteínas, 2.,8 g fibra, 2.9 g de gordura total maioritariamente mono e polinsaturada (sem colesterol) e 245 mg de potássio.



O tremoço é uma opção interessante para desportistas e para quem quer manter a linha e uma alimentação rica em nutrientes densos e saudáveis. Contêm ainda vitaminas, destacando-se o folato, sais minerais como cálcio, potássio, ferro e zinco. O tremoço é um alimento que reduz o apetite e sacia, aporta uma grande quantidade e qualidade de fibra e proteína.


Pode ser utilizado como substituto de proteína animal em dietas vegetarianas e vegans, é apto para consumo por celíacos por ser isento de glúten e é uma boa opção de proteína vegetal (menos irritante para o estômago que a soja).

A sua elevada quantidade e qualidade de fibra atribui-lhe um papel ativo na regulação de glicemia e colesterol e contribui também para a preservação de uma flora intestinal saudável pela quantidade de fitoquímicos que aporta.


O tremoço pode ser ingerido cru (depois de tratado, cozido e demolhado) e em forma de farinha, depois adicionado em alimentos como pão, bolos, iogurtes…. ou em alimentos que se pretenda aumentar o teor de proteína e fibra sem aumentar a glicemia como acontece com a adição de amido.


Pontos interessantes do consumo do tremoço:


  • Perfil de aminoácidos de qualidade

  • Proteína com alta biodisponibilidade e digestibilidade

  • Boa fonte de fibras

  • Atividade antioxidante interessante pelo conteúdo de fitoesterois presente na farinha de tremoço

  • Baixo conteúdo de hidratos de carbono para uma leguminosa

  • Baixo teor de gordura

  • Contribui como interveniente no bom funcionamento do perfil de glicemia e colesterol.


Uma desvantagem na ingestão do tremoço como petisco é a adição de sal usada para a sua conservação. Os tremoços devem ser sempre muito bem lavados em água corrente, demolhar umas horas e depois escorrer bem.


Como consumir


Em Portugal, Espanha e Itália os tremoços são consumidos maioritariamente como petiscos, com sal apenas, ou marinados com ervas e temperados com azeite, vinagre balsâmico…


Use a imaginação para o incorporar na alimentação diária, pode usar o tremoço em grão ou em farinha para fazer uma pasta de tremoço, um patê, puré, adicionar na sopa, utilizar em batidos, na confeção de um hambúrguer vegetariano para dar mais consistência e aumentar o conteúdo de proteína e fibra.

Atualmente já se encontram à venda, em diversas superfícies comerciais, existem vários produtos que usam o tremoço na sua confeção, podendo ser encontrado em iogurte, gelados, farinha, pão, bolachas, molhos...


O seu sabor em farinha é neutro o que lhe confere uma grande versatilidade.


Algumas ideias para usar tremoço em grão:


  • Patê de tremoço: tremoço, abacate, manjericão, sumo e raspa de lima

  • Patê de tremoço com pimentos assados e ervas a gosto (opcional)

  • Pasta/massa cozida (de curgete ou um esparguete à escolha) juntar o patê anterior ou fazer um molho com esta base elaborado com: tremoço, pimento assado, manjericão, tomate seco, tomilho e abacate triturar tudo e servir com amêndoas torradas.

  • Hambúrguer de tremoços

  • Use a pasta de tremoço para a confeção de base de wraps, sandes, entradas com legumes com topping…


Bom apetite!






7 views

Recent Posts

See All
bottom of page