top of page
  • maisequilibrioport

Criar memórias e rituais de Natal



Desde que tenho memória que a coroa de Natal, o calendário do advento, as bolachas de especiarias, o cheiro de pinheiro... fazem parte dos rituais em casa.







A coroa de Natal com as 4 velas representa simbolicamente as semanas que antecedem o Natal. Cada domingo é acesa uma vela pelo elemento mais novo da família, havendo quem coloque uma quinta vela para acender no dia de Natal, e normalmente é colocado na sala num lugar de destaque. O significado da primeira vela é também a esperança, que deve ser cultivada no dia-a-dia nas nossas vidas.


O advento este ano teve início no dia 28 de Novembro e na liturgia representa o caminho da preparação para o Natal.


A construção da coroa do advento pode fazer parte de um ritual de Natal, para autorreflexão, balanço anual, tempo de família e de rituais que serão passados em forma de recordações com alegria, esperança e amor.


Fazer a própria coroa de advento com elementos naturais torna-a única, e pode ser uma tarefa feita em família, de reflexão e arte.


Criar rituais para ti e para os que amas mantém a magia do Natal. São esses rituais que nos levam à infância, aos cheiros, aos sabores da comida confecionada pelos nossos, aos dias em família e às memórias que perduram com a magia do Natal.


Sabes qual é a simbologia da coroa de advento?


A coroa do advento surgiu pela primeira vez entre os luteranos alemães no século XVI, introduzida mais tarde por um pastor protestante que fundou um orfanato. Com o entusiasmo pelo Natal as crianças do orfanato perguntavam diariamente ao pastor quantos dias faltavam para o Natal e ele resolveu representar o tempo do advento com uma roda gigante de madeira com 20 velas para os dias de semana e quatro para os domingos. Mais tarde a roda de madeira foi substituída pelos ramos de pinheiro ou abeto.


Esta tradição, típica das igrejas protestantes alemãs foi também adotada pela igreja católica; no início era encontrada apenas em locais eclesiásticos mas com o tempo começou a entrar nas casas particulares de todo o mundo e hoje em dia faz parte de um ritual de Natal.



  • A simbologia da coroa do advento, com a sua forma circular que representa a continuidade da vida, como um elo de ligação ao divino, remete à reflexão, ao perdão e ao amor que deve ser cultivado ao longo da nossa vida com as pessoas que nos rodeiam.


  • Os ramos do pinheiro e abeto de cor verde intensa, contrastam com o resto da natureza que nesta época do ano esbate a intensidade das cores, o verde recorda a vitalidade e a esperança em cada ciclo ao longo da vida.


  • Atualmente são usadas velas vermelhas ou brancas. O vermelho simboliza o amor que devemos cultivar ao longo da vida. O branco simboliza a pureza e a difusão da luz pelo mundo. A simbologia pretende momentos de contemplação e reflexão, de partilha de amor, de perdão, de recomeços e de esperança simbolizada pela luz da vela. Podemos colmatar a coroa com uma fita vermelha que simboliza a união do amor a todos os elementos.



Curiosidades que enriquecem os nossos rituais


Quais são os teus rituais de Natal?



6 views

Recent Posts

See All
bottom of page