Que efeitos pode esta terapia ter em mim?
A Terapia Sacro-Craniana é uma extensão da osteopatia documentada pelo Dr. Sutherland e, mais tarde, desenvolvida pelo Dr. John Upleger.
A Terapia Sacro-Craniana é uma terapia manual suave, relaxante e não invasiva. Tem como objetivo detetar e corrigir desequilíbrios no sistema sacro-craniano.
Algumas das muitas situações em que esta terapia pode desempenhar um papel importante são:
Dor de cabeça aguda ou crónica
Enxaqueca
Problemas da coluna vertebral
Dificuldades de coordenação motora
Alterações no sistema nervoso
Stress
Fadiga crónica
Ansiedade e depressão
Insónia
Problemas da articulação temporomandibular
Autismo, entre muitas outras.
“O objetivo da Terapia Sacro-Craniana é libertar estruturas das restrições existentes.”
Estes desequilíbrios são frequentemente impercetíveis a olho nu e devem-se a alteração de um sistema fascial que, com o tempo, conduzem à alteração da microcirculação, restrições e adesões. Em continuidade podem causar disfunções estruturais, mecânicas e neurológicas, que interferem na qualidade de vida do paciente.
O ritmo sacro-craniano pode sentir-se por todo o corpo de uma forma clara e objetiva, tal como se sente o ritmo do sistema cardiovascular e respiratório. O tratamento é maioritariamente aplicado nas estruturas ósseas da cabeça e do sacro, área de fácil acesso à pulsação do ritmo da dura-máter.
O que diferencia o ritmo sacro-craniano dos outros ritmos é que este pode ser avaliado e corrigido, promovendo-se assim o equilíbrio do sistema sacro-craniano.
Esta técnica consiste na aplicação de um toque suave. As mãos são posicionadas ao longo de vários pontos do eixo sacro-craniano, enquanto o paciente se encontra deitado na marquesa, relaxado e vestido com roupa confortável.
Comments