top of page
  • maisequilibrioport

Benefícios de uma alimentação baseada em alimentos mais naturais



A alimentação natural tem como base alimentos de verdade, frescos, vivos, deliciosos, sem serem processados, transformados, cheios de aditivos, conservantes e corantes, embrulhados em plásticos, com validades de meses e com rótulos complicados de entender que se trata de comida.


O que nos traz uma alimentação mais natural?

  • Mais energia e foco

  • Promoção da saúde e bem-estar

  • Estabilização do humor

  • Melhoria do sono

  • Diminuição de condições como o cansaço crónico, alergias, obstipação, “nevoeiro mental”, cravings (ataques de fome) e dependência de açúcar.

  • Contribuição para a prevenção de muitas patologias, nomeadamente com uma alimentação anti-inflamatória e anti-aging.

Aprender a compreender a verdadeira importância da alimentação natural simples e descomplicada, é sem dúvida o melhor investimento na tua saúde e qualidade de vida.

Atualmente é muito fácil estar informado, mas a informação que circula nem sempre é fiável e adequada a todos.


A necessidade de obter resultados rápidos e fáceis (como perder peso) faz com que as pessoas optem por muitas soluções pouco saudáveis com resultados não sustentáveis no tempo.

Independentemente da dieta que queira seguir - mediterrânica, vegetariana, vegan, paleolítica, cetogénica,… - o que interessa é que adquira informação de valor com a ajuda de profissionais (se assim o entender), mas que seja uma dieta equilibrada, com ingredientes o mais naturais possível, ingredientes que os nossos tetravôs reconhecessem como comida.

Sem me querer repetir, a alimentação não pode ser vista isoladamente, não é só o alimento, a restrição de calorias, o gasto energético etc… o indivíduo é um todo. Se emocionalmente não se está bem, haverá reflexos em vários planos: Poderá ser na alimentação, na dificuldade de digestão, na tendência a depósito de gordura…mesmo com cuidado na alimentação e com exercício os resultados não aparecem ou ficam além do expetável.

A medicina chinesa é uma mais valia nestes casos.

A alimentação saudável não tem de ser complicada, inacessível ao bolso, com alimentos complicados, sem sabor, nem ser uma dieta de restrição. Uma alimentação saudável tem de ser saborosa, saciar, conter “energia vital”, ser colorida, dar prazer e contribuir para a saúde e qualidade de vida.


Neste blog pretendo desenvolver esta temática com dicas simples e com a divulgação de artigos que possam contribuir para tal. Será um lugar de mais informação, de algumas publicações que levam á reflexão para ser mais fácil a tomada da decisão do que cozinhar e comer para ser proativa na construção e manutenção minha saúde.


Se comeres comida de qualidade isso irá refletir-se no teu corpo, na tua energia e no teu estado de espírito, se comeres alimentos menos bons isso também se vai refletir.


2 views

Recent Posts

See All
bottom of page